The Creation of Light, por Gustave Dore

Dois alunos da Unicamp, depois de quase um ano de pesquisa e trabalho em privacidade, segurança e criptografia, sentiam que a comunidade do Instituto de Computação podia (e merecia!) ir muito mais longe no assunto. Contudo, com a saída de um dos mais importantes pesquisadores da área para a Europa somada a falta de pespectiva para a contratação de novas/os professoras/es devido a situação financeira da Univerisidade, levaram a crer que uma iniciativa somente seria possível se viesse do corpo estudantil. Ao comparecerem em um dos maiores eventos sobre privacidade do mundo, viram que o mundo avançava à passos largos de volta à 1984 e perceberam que o cenário nas outras universidades do Brasil estava aquecendo: várias universidades tinham grupos de estudo de segurança criados, principalmente, nos dois últimos anos.

Era inevitável: as próximas semanas foram focadas em trabalhar as ideias e convidar pessoas para construir a entidade. Felizmente, não poderíamos estar em companhia melhor. Pessoas de diferentes áreas de atuação se juntaram porque acreditaram na proposta e estavam dispostas a trabalhar por ela. Com o tempo, chegamos em um nome, ENIGMA1, e um logo, um labirinto.

Nosso primeiro compromisso firmado foi uma palestra na SECOMP 2018, e aconteceu dois meses depois do primeiro encontro do grupo. A palestra “Quem mexeu nos meus dados?” tratou de quatro vulnerabilidades comuns no dia-a-dia das pessoas e que eram fáceis de serem previnidas (man-in-the-middle, Android Clipboard Security Hole, spoof caller id e disco-rígido não criptografado). Para aumentar o alcance do grupo e da palestra, criamos e hospedamos um desafio de hacking em decifre.me, baseados nos moldes de CTFs2.

Cartazes usados na divulgação, por [kraussx](https://www.behance.net/jupkrauss)

O desafio foi lançado no segundo dia da SECOMP e acabou no dia da nossa palestra, durando quatro dias. O prêmio (entregue na palestra) foi uma RaspberryPi 3, e o desafio envolvia conhecimentos de engenharia reversa, criptografia, vulnerabilidades web e esteganografia. Não satisfeitos em criarmos os desafios, desenvolvemos também a plataforma web do jogo, utilizando Django. A plataforma ficou pronta muito em cima da hora, mas ela estava funcional e segura (ninguém hackeou o site dos hackers!). Mais de 50 pessoas se aventuraram em resolvê-lo, muito acima da expectativa de 15 pessoas.

Esse foi o início do Enigma, com seus três pilares: privacidade, segurança e criptografia. Desejamos levar isso de forma acessível e prática para todas as pessoas interessadas, independentemente do seu nível técnico. Também achamos importante utilizar e promover serviços que não firam a privacidade e que sejam software livre3.


  1. Enigma Isn’t Good at Making Acronyms ↩︎

  2. Capture the Flag (CTF) é uma competição de segurança da informação onde os jogadores devem resolver o maior número possível de desafios no menor tempo possível. Por exemplo: https://2017.picoctf.com/ ↩︎

  3. software livre é aquele que promove as seguintes liberades: de utilizar o software para qualquer propósito; estudar e adequá-lo para suas necessidades; redistribuí-lo; modificá-lo e distribuir a modificação. ↩︎